Somos um clube fundado em Maio de 1966, nascido num grupo de amigos que se juntava numa papelaria aos fins de tarde em plena rua de Santa Catarina, daí o nome do clube. Certo dia por brincadeira, resolvemos fazer um jogo de futebol. Gostámos e daí passamos a praticar o mesmo. Realizamos estatutos, criamos associados, passamos a ser um clube. Uma das cláusulas nos nossos estatutos era a de não nos envolvermos em torneios, ou outros jogos em que houvesse qualquer troféu em disputa, apenas queríamos jogar com a finalidade de conviver e criar novas amizades. Certo dia, decorria o ano de 1979, fomos convidados pelo Jornal Primeiro de Janeiro e também pelo Norte Desportivo, para fazer do primeiro torneio Cidade do Porto. Após várias reuniões e recusas da nossa parte, e também de exigências que fizemos, acabamos por aceitar.
Iniciamos o mesmo, e jogo após jogo, acabamos por, para espanto nosso, que não das pessoas que todos os sábados de manhã se deslocavam ao campo do Ermesinde para assistir aos nossos jogos, por ganhar "apenas" o 1º lugar no campeonato, o troféu de melhor marcador, o troféu de guarda-redes menos batido, e acima de tudo para nosso orgulho, a Taça Disciplina.
Estivemos sem perder qualquer jogo num "curto período" de 3 anos. Éramos uma equipa muito unida, com muita amizade e respeito mútuo, e acima de tudo foi criada uma mística enorme em torno do nosso "Glorioso Clube".
Corremos o país de lés a lés, tivemos jogadores cobiçados por clubes com outra envergadura, mas mantivemo-nos sempre fiéis ao nosso clube.
Após um pequeno interregno, aí estamos de novo em pleno, na figura de alguns dos nossos filhos, e nos moldes que sempre patenteamos.
Temos uma história bonita, que muito nos orgulhamos, e estamos certos que outras se seguirão, para glória e prestígio do Santa Catarina Futebol Clube e a bem do desporto.